As sequelas da COVID-19, também descritas como síndrome pós-COVID ou COVID longa.

As sequelas da COVID-19, também descritas como síndrome pós-COVID ou COVID longa.

Sintomas de diferentes partes do organismo, não relacionados com outras doenças, têm sido relatados por um número crescente de pacientes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A OMS informou que dados disponíveis indicam que uma em cada quatro pessoas pode permanecer com sintomas da doença entre quatro e cinco semanas depois de testar positivo para o Sars-Cov-2, e que uma em cada 10 pessoas pode continuar com os sintomas depois de 12 semanas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pesquisadores entendem que a COVID longa pode ser uma “segunda onda” do impacto inflamatório causado pelo coronavírus no corpo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A COVID longa pode afetar pessoas de todas as idades e os sintomas variam. Eles podem desaparecer sem qualquer tratamento, ou ser debilitantes a ponto de requererem nova internação ou deixarem sequelas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os estudos indicam que os sintomas podem afetar o sistema respiratório, o cardiovascular ,coração, o cérebro, os rins, o intestino, o fígado e até mesmo a pele, variando em intensidade e duração.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Embora não exista uma lista definitiva de sintomas compartilhados por todos os pacientes, as complicações mais relatadas incluem:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔹 fadiga/cansaço;
🔹 dor de cabeça;
🔹 perda de olfato e paladar por período mais prolongado;
🔹 perda de memória e/ou dificuldade de concentração;
🔹 queda de cabelo;
🔹 dor nas articulações;
🔹 dor torácica;
🔹 tosse;
🔹 falta de ar;
🔹 distúrbios do sono.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além de outras alterações como: ansiedade/depressão; alterações cardíacas; neuropatia periférica (com formigamento, dormência, dor e/ou alteração de sensibilidade nas extremidades).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Ministério da Saúde lançou o projeto “Reabilitação pós-COVID-19”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se você já teve a infecção por coronavírus, consulte o seu médico e agende seus exames pós-covid conosco!

Leave a Reply

Your email address will not be published.