Engenharia e Segurança do Trabalho

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Objetiva a melhoria das condições ambientais, tendo como preocupação básica o bom desempenho e a adequação dos funcionários às suas atividades, visando a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

A engenharia de segurança do trabalho consiste na atuação de engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, compreendendo estudos e ações visando melhorar as condições de trabalho e saúde dos trabalhadores.

O ambiente de trabalho exerce uma influência direta sobre o estado de saúde e o bem estar de todas os colaboradores, aumentando a produtividade e criando uma série de respostas positivas para a empresa. Nós passamos cerca de um terço de nossa vida produtiva no ambiente de trabalho, portanto, este é responsável direto por muitas de nossas queixas físicas e psicológicas. Avaliando corretamente as características ambientais e implantando medidas que as tornem mais agradáveis estamos contribuindo para um maior conforto dos trabalhadores, e, consequentemente, para o incremento de sua saúde.

O Projeto de Segurança do trabalho se desenvolve por etapas, sendo que será realizada uma visita técnica aos locais de trabalho, com avaliação e medição dos fatores ambientais como: medição de calor, ruído, iluminação, poeiras, vapores, agentes químicos, condições ergonômicas, e a suas devidas relações com as funções, setores e exposição de cada trabalhador, estabelecendo o nexo causal e então somente após esta auditoria a equipe técnica em conjunto com a equipe médica poderão estabelecer medidas visando eliminar,reduzir ou neutralizar estes fatores nocivos à saúde.

Concluímos a implantação do projeto com a implantação das medidas propostas pelo departamento de segurança e com a execução dos exames complementares, tratamentos e outras medidas da área médica, acompanhando os cronogramas e atividades mensalmente.

NR9 – Programa de Prevenção a Riscos Ambientais

Totalmente atrelado a NR9, este programa visa preservar a saúde e a integridade física dos colaboradores através da avaliação, classificação e quantificação dos riscos ambientais, como: avaliação dos riscos da empresa e exposição dos trabalhadores aos mesmos com avaliação qualitativa e quantitativa dos agentes, determinando quais ambientes são insalubres e perigosos, controle e avaliação da utilização de EPI e EPC. Implementação das diretrizes para sanar riscos e solucionar problemas ambientais existentes.
O laudo do PPRA tem validade por um ano.

Seguem as normas que envolvem o programa de prevenção a riscos ambientais

  • PPRA
  • PPP
  • LTCAT
  • PPR/PCA
  • APR
  • PCMAT
  • CIPA
  • Análise Ergonômica
  • Laudo de Periculosidade
  • Laudo de Insalubridade
  • Mapa de Riscos Ambientais
  • Avaliações Quantitativas
  • Ordem de Serviço/APR
  • Gestão da NR-12
  • Trabalho em altura – NR-35
  • EPI – NR6
  • CIPA/SIPAT – NR-5
  • Espaço confinado – NR-33
  • Prevenção de Incêndios/Primeiros Socorros
  • Operador de empilhadeira/ponte-rolante – NR-11
  • Formação de brigada de incêndio – NR-23
  • Curso de NR-10 – Básico e SEP

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